a NOVA SOCIEDADE BRASILEIRA
 
Autor: SORJ, B.

Editor: Jorge Zahar

Ano: 2000
 
Prefácio, 7

I. As sete faces da sociedade brasileira
Introdução, 11
Patrimonialismo, 13
O Estado racionalizador, 16
Capitalismo, 19
Desigualdade, heterogeneidade e estrutura social, 21
A lógica institucional, 24
Cidadania e representação política, 24
Sociabilidade e padrões culturais, 28

II. As conseqüências sociais da inflação
Inflação e crise do Estado, 36
Refundação social, 41

III. Brasil, sociedade de consumo Introdução à sociedade de consumo, 44
Origens do consumidor e da sociedade de consumo no Brasil. 51
A defesa do consumidor como construção de um novo sujeito social, 53
O consumidor como categoria da cidadania, 60

IV. Privatização, mudança social e cidadania
O setor estatal como representação do nacional, 65
O impacto das privatizações na estrutura social e política, 67
Bases do discurso privatizante: mercado e cidadania, direitos e privilégios, 71
Privatização dos serviços públicos e cidadania, 74

V. Ganhadores, perdedores e renovadores: estratégias sociais e identidades coletivas
Reorganização da produção e do emprego: transformações na estrutura de classes e nas estratégias sociais, 78
Desgaste c mudança das formas tradicionais de representação, 84
Novos sujeitos sociais: para além do mundo do trabalho e do Estado, 90
Discursos societários e os novos construtores de identidade, 98

VI. Novas tendências do conflito social: entre a juridificação e a judicialização
Introdução à era dos direitos, 102
O caso brasileiro. 114

VII. Teoria social e os futuros do Brasil
As duas visões do Brasil, 120
Sociedade brasileira e teoria social, 121
Futuros: os desafios das novas formas de desigualdade social, do patrimonialismo e da violência, 129

Notas, 139
Nota bibliográfica, 158
Índice remissivo, 159